Mês: outubro 2011
Quando será? Dia 31 de outubro, às 19 hs.
O Cabeça de Cuia é um dos principais personagens da cultura popular piauiense. A lenda do Crispim, filho ingrato que agride a mãe e é amaldiçoado por ela pouco antes da sua morte, transformando-o numa criatura monstruosa, é contada de norte a sul do Piauí, percorrendo, principalmente, todas as curvas do rio Parnaíba, que teria se tornado o refúgio da criatura.
REUNIÃO DA AQC-ESP
(Worney Almeida de Souza)
Convidamos os interessados a participar da reunião da AQC-ESP.
Nesta quinta-feira
27/10/11
A partir das 18h30
Na livraria HQMIX
Praça Roosevelt, 142
Centro de São Paulo
Próximo do metrô República
PAUTA
1. Informes do Bicof (Coreia do Sul) com entrega do MOU (acordo de cooperação mutua assinado entre AQC e Associação dos Cartunistas e Animadores Coreanos) e do Cartucho (Encontro dos Cartunistas Gauchos), com entrega dos Quadrinhos Xiru (Byrata), Bobonecos (Bicio) e Quadrante X (Quadrinhos SA).
2. Preparação do 28° Angelo Agostini.
3. Publicação da revista “Picles” 01 (Dilma).
Se você não puder ir, envie sua sugestão através de nosso endereço eletrônico, todas as ideias são bem vindas.
produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
Todos estão convidados!
RESPONDA A AQC
Deixamos as perguntas para a reflexão de todos e quem quiser tentar respondê-las é só enviar para nós por e-mail.
produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
1-Quais são as editoras que publicam quadrinhos no Brasil?
2- Quais são as editoras que publicam quadrinhos nacionais no Brasil?
3- Quais são os pontos de venda de quadrinhos no Brasil? E onde se encontra as publicações nacionais?
4-Quais são as publicações nacionais que a Panini lança?
5-Como é a política de publicação das revistas dos estúdios de Maurício de Sousa?
6- As edições de Maurício de Sousa podem ser consideradas um padrão a seguir para os quadrinhos nacionais?
7- Porque as revistas de Maurício de Sousa vendem bem?
8- A política é de encher os locais de venda com as revistas de Maurício de Sousa?
9-Como é a edição de quadrinhos nacionais pelas editoras pequenas?
10-Como é a edição de quadrinhos independentes no Brasil? Quais são as tiragens e como é a distribuição?
11-A distribuição é o maior problema do quadrinho nacional?
12- Quais são as temáticas que os autores nacionais mais usam?
13-Como é a produção de quadrinhos de temática mangá no Brasil?
14-Quais são as perspectivas para o quadrinho nacional no próximo período?
BANCA DE QUADRINHOS NO FIQ
Felipe Meyer (Gasosa.net.br, Nunklaki.com.br e Casadeculturadigital.com.br):
“O projeto “Banca de Quadrinhos no FIQ” já ultrapassou 2/3 do prazo, mas infelizmente até agora só atingiu pouco mais de 10% da meta, o que anuncia um futuro não muito promissor para nossos planos. Então resolvi fazer um último pedido para que entrem em
http://catr.se/nVCm94
conheçam o projeto, dêem “curtir” no facebook e, pelamordedeus, apoiem o mesmo 🙂
Não se trata somente de ganhar uma viagem digrátis pra belrizonte, como alguns podem pensar. O programa Banca de Quadrinhos faz um trabalho super bacana, dedicado e sem muitas recompensas, divulgando o quadrinho nacional, que é uma das mídias mais marginalizadas nesse e em outros países e, paradoxalmente, também é uma das formas de arte mais democráticas que existem.
Pra ajudar a influenciar vocês, colo abaixo um textinho que também pode ser encontra na página do projeto no Catarse.
Lembrando: o Catarse é uma plataforma de crowdfunding, ou “financiamento colaborativo”. Um projeto só é realizado se atingir a sua meta total no prazo previsto. Caso contrário, TODOS os seus apoiadores recebem o dinheiro de volta. Não há riscos. E você ainda desfruta de prêmios e recompensas bacanudas caso o projeto que apoiou se torne realidade.
Por que apoiar o projeto Banca de Quadrinhos no FIQ?
Recompensas!
Vamos começar com o mais óbvio e, pra alguns, o que mais interessa: as recompensas. Ao apoiar um projeto no Catarse, você não está fazendo uma doação, e sim o que chamamos de “micro-patrocínio”. Ou seja, uma mão lava a outra! Preparamos várias recompensas bacanas pros nossos apoiadores, incluindo aí HQs, pôsteres, camisetas e DVDs, além de duas oficinas pra quem estiver por São Paulo.
Cultura nerd na TV e na Internet
Quando foi a última vez que você viu uma matéria sobre quadrinhos na Globo? Ou leu uma crítica aprofundada de uma HQ no seu jornal local? Não estamos dizendo que a grande mídia não dá espaço para a cultura “nerd”, simplesmente que dá muito pouco (mas isso, felizmente, vem mudando bastante nos últimos anos). Com a Banca de Quadrinhos, você tem doses semanais de quadrinhos e cultura pop na TV e na internet, mérito compartilhado por pouquíssimos outros veículos brasileiros e dificilmente com o mesmo alcance.
De fã pra fã
Vai dizer se essa cena não é familiar: você está zapeando na frente da tevê e dá de cara com uma reportagem sobre aquele desenhista que adora ou sobre aquele seriado obscuro que todas as pessoas legais deviam conhecer. Mas o que devia ser uma surpresa agradável se torna um tormento quando a narração erra a história do cara, chama “mangá” de “desenhinho japonês” ou simplesmente percebe-se que o apresentador não faz ideia do que está falando. Isso é muito comum na grande mídia, que na correria de manter novas e novas pautas muitas vezes não pesquisa o suficiente sobre determinado assunto ou mesmo cai de pára-quedas em um evento de quadrinho ou cultura pop sem a menor preparação.
Com a galera que faz a Banca de Quadrinhos o buraco é bem mais embaixo:apresentadores e produtores são fãs e consumidores de quadrinhos, mangás, filmes, seriados, e testam tudo isso antes que qualquer pauta vá ao ar. Além disso frequentam os principais eventos “nerds” do Brasil e estão sempre em contato com artistas, editores e entusiastas nacionais e internacionais. É gente de cacife que não dá bola fora na hora de entrevistar o seu autor favorito.
Espaço pra todo mundo
A grande mídia, quando cobre eventos como o FIQ ou a Rio Comicon, não quer perder tempo. Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas eles querem logo é entrevistar os dois ou três maiores nomes da festa, empacotar tudo e ir embora. Enquanto Globo e Record só tem olhos para Manaras e Mauricios de Sousa, e a Folha de São Paulo entrevista pela quinta vez os gêmeos Bá e Moon, grupos independentes e editoras menores, que suaram muito pra participar desses encontros e poderem mostrar também seu trabalho, acabam ficando de fora. Mas a Banca não discrimina ninguém, e acompanha o evento do início ao fim para mostrar o máximo possível de gente talentosa e suas obras. Na edição de 2009 do FIQ, por exemplo, entrevistamos autores independentes, fanzineiros, desenvolvedores de aplicativos para iPhone… bem como alguns dos grandes nomes internacionais convidados pela organização. Se você estiver na edição desse ano querendo vender o seu peixe, vem falar com a gente!
Trabalho reconhecido
A Banca de Quadrinhos foi indicada três vezes para o Troféu HQMix, a maior premiação dos quadrinhos brasileiros e considerada o “Oscar” tupiniquem da área. E todo ano acompanhamos a festa de pertinho, aproveitando a chance para colher depoimentos quentíssimos dos profissionais premiados.
Paixão pelo que fazemos!
A Banca de Quadrinhos não conta com o apoio de grandes patrocinadores nem tampouco recebe auxílio dos eventos que ajuda a divulgar. Mesmo assim, julgamos ser importante o trabalho que realizamos e temos grande paixão em fazê-lo, muitas vezes fazendo sacrifícios pessoais para estarmos presentes em eventos fora de São Paulo, onde o programa é gravado. É difícil nos derrubar!
Não é o bastante? Então assista ao vídeo do projeto e fique por dentro da cobertura que esperamos fazer esse ano, com o seu apoio. E aproveite para rever um pouco do que fizemos na edição passada do FIQ.
Só restam 10 dias para a realização ou não do projeto! Se você não apoiou ainda, clique logo em “Quero apoiar este projeto” e nos dê essa força. Isso pode inclusive incentivar outras pessoas que talvez estejam só esperando uma maior adesão para participarem também da empreitada.”
APARECE POR LÁ!
Palestra com MARCO ANTONIO CORTEZ
MARCO ANTONIO CORTEZ possui mais de 25 anos de carreira como ilustrador, quadrinista e diretor de arte. Participou de projetos como: Senninha / Instituto Ayrton Senna, filmes para Disney Television e ilustração para diversos livros didáticos.
Nessa palestra, Marco dará dicas de como entrar no mercado editoral, aprimorar o trabalho de ilustração, das estratégias de produção, como cobrar e fechar contratos e qual é a expectativa dos editores de arte em relação ao portfolio.
DIA 24/10 DAS 19:30 AS 21HS
LOCAL: RUA LEANDRO DUPRET, 741 – PRÓXIMO AO METRÔ STA CRUZ
DIA 26/10 DAS 19:30 AS 21HS
LOCAL: CENTRO COMERCIAL ALPHAVILLE – ALPHAVILLE PRÓXIMO AO NOVO SHOPPING IGUATEMI.
Destinado a ilustradores, artistas gráficos, estudantes e aspirantes.
Carga horária: 1:30hs
Número de Vagas: 15 (reservar vaga)
Investimento: R$ 10,00
Informações e reserva de vagas SOMENTE POR EMAIL:
cursos@studiocortez.com.br
Fonte:
Portal do Ilustrador.
http://ilustradores.ning.com/?xg_source=msg_mes_network
A AQC-ESP vai participar do 18° FESTCOMIX. Vamos realizar uma palestra intitulada “O Mercado atual do Quadrinho Nacional” com a participação de Fernando dos Santos e Worney Almeida de Souza e a participação especial de Rodrigo Febronio do programa Banca de Quadrinhos. O quadrinhista Bira Dantas pegou uma conjuntivite braba e nao estara’ presente.
Vamos apresentar aos presentes o panorama das publicações de quadrinhos nacionais, editoras, distribuição, forma e possibilidade de publicação e distribuição.
A palestra será na sexta-feira, 14 de outubro, a partir da 16h, com entrada franca (no auditório do evento) para todos os interessados.
O 18° FESTCOMIX será realizado nos dias 14,15 e 16 de outubro
Cento de Eventos São Luiz
Rua Luiz Coelho, 323
Metrô Consolação.
Sao Paulo, SP
Participe e conheça um pouco mais a AQC-ESP e a situação do mercado de quadrinhos no Brasil.
AS 1001 HQs QUE DEVEM SER LIDAS, SEGUNDO O BRITANICO PAUL GRAVETT
(Dicas do Pedro Bouca)
hunter_bouca@yahoo.com.br
O novo livro do estudioso Paul Gravett (que dispensa apresentações)
lista as 1001 HQs que as pessoas precisam ler. O autor gentilmente
fez uma listagem por país no seu site:
http://www.paulgravett.com/index.php/1001_comics/1001_country/
A maioria são americanos, claro, como o Japão na segunda colocação,
também mais do que claro. Mas há um número expressivo de europeus –
e mesmo obras portuguesas e brasileiras (indicadas pelo Patati)!
Vale uma olhada e um debate a respeito.”
BRAZIL
Monica’s Gang (1970)
My Dear Saturday (2009)
Pirates Of The Tietê & Other Barbarians (1994)
The Double Of Five (1999)
ALBUNS DE PROFISSOES EM BD
http://www.centralcomics.com/2011/10/10/humor-em-4-frentes
“Eles vão se juntar a Os Funcionários, Os Campistas e Os Solteirões
(para não falar no mais antigo Os Profs), que a Asa também andou
publicando recentemente.
Mas qual é a desse material?
São todos títulos publicados pela editora francesa Bamboo. Surgida à
pouco mais de uma década, a Bamboo teve uma ascensão meteórica graças
a esse tipo de série.
Mas quem compra isso? Os profissionais de cada área?
Não exatamente, embora esses possam comprar, geralmente são os amigos
de profissionais da área que compram… Para dar de presente!
Custando pouco mais de 10 euros, eles são baratos o bastante para
não pesar no bolso de ninguém, mas suficientemente caros para ser
vir de presente de aniversário/natal/ amigo oculto de alguém que você
não conheça bem. Exceto por sua profissão!
O fato desse tipo de publicação vender bem na França é um sinal de
que o mercado lá é maduro o bastante para um álbum de quadrinhos ser
considerado um presente aceitável para pessoas que não são
necessariamente fãs de quadrinhos. E para haver editoras capazes de
viver disso!
Duvido que esse material tenha o mesmo sucesso em Portugal, mas
ainda é um bom sinal ver isso publicado por aqui.
E, que diabos, acho que vou comprar Os Informáticos.”
Hunter (Pedro Bouça)
Quem quiser acompanhar as noticias do Pedro:
http://br.groups.yahoo.com/group/EuroQuadrinhos/
Para entrar no grupo envie e-mail para
EuroQuadrinhos-subscribe@yahoogrupos.com.br
Quem quiser ler as dicas mais antigas, acesse o blog:
http://euroquadrinhos.wordpress.com
hunter_bouca@yahoo.com.br
LEWIS TRONDHEIM NO BRASIL
O quadrinista frances Lewis Trondheim estará no Brasil de 16 a 23 de outubro para participar de vários ateliês e eventos ligados ao quadrinho em João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro (Rio comicon) e Curitiba.
http://www.bibliofranca.org.br/ciclos-culturais/hqnamaison/lewis-trondheim-no-brasil/
Em João Pessoa (PB):
http://www.afjoaopessoa.com.br/spip.php?article95
“Os quadrinhos franceses se destacam por sua produção abundante, mas particularmente autoral. Em contraponto aos quadrinhos de massa, sem deixar de se enquadrar na indústria cultural, as produções do país primam pelo requinte editorial, pelo conteúdo introspectivo e pela expressão idiossincrática de seus autores, além do forte caráter experimental.
Foi com essa inquietação e espírito inovador que em 1990 fundou-se a editora independente l’Association, reunindo boa gama de jovens autores que tomavam com as próprias mãos o encargo de se editar. Dentre esses autores figuravam Lewis Trondheim, que lida até hoje no seio das publicações francesas independentes, mas não só.
Com uma obra ampla e expressiva, Lewis, que nasceu na França em 1964, publicou dezenas de álbuns solo e em parceria com diversos autores, tanto na própria editora que ajudou a criar quanto nas renomadas editoras do mercado francês, a exemplo de Delcourt, Fantagraphics, Le Lézard, Cornélius, Le Seuil, Dargaud, entre outras. Apesar do reconhecimento de sua obra e do acesso irrestrito ao mercado, Lewis e o grupo l’Association preservam a liberdade proporcionada pela edição independente, reforçando o catálogo da editora e abrindo espaço para novos autores.
A atitude de vanguarda de l’Association para os quadrinhos franceses se configura por iniciativas que passam ao largo das propostas editoriais comerciais mais ousadas. Pelo grupo independente, Lewis foi um dos criadores do selo Oubapo – l’OUvroir de BAnde dessinée POtentiel – projeto editorial que propõe a experimentação com a linguagem dos quadrinhos em formatos inusitados. Fundou ainda o selo editorial Shampooing. É diretor de texto das séries de animação “Allez raconte” e “OVNI”.
Em 2005 lhe foi conferido o título de Chevalier des Arts et Lettres (Cavaleiro das Artes e Letras) e em 2006 o Grand Prix do Festival d’Angoulême, o mais importante festival de quadrinhos da França e um dos maiores do mundo. Seu personagem “Le Fauve” foi adotado como mascote do Festival d’Angoulême.
Em sua estreia no Brasil, numa parceria da Marca de Fantasia com l’Association, e com o patrocínio da Embaixada Francesa no Rio de Janeiro, da Aliança Francesa de João Pessoa e do Mestrado em Comunicação da UFPB, Lewis nos apresenta duas séries de histórias em quadrinhos, lançadas originalmente em edições separadas, mas reunidas em álbum na edição brasileira, intitulada Gênesis Apocalípticos + Os inefáveis. São histórias de uma visão muito particular sobre o mundo e o ser humano, um trabalho de forte aspecto reflexivo que se traduz numa sutil e delicada ironia. As pequenas histórias que compõem o álbum alcançam a essência que caracteriza as obras poéticas.
As primeiras histórias de Gênesis Apocalípticos foram feitas em 88-89, publicadas como suplemento gratuito do fanzine do autor. Em seguida, foi feita uma coletânea com as HQ para presentear os assinantes de l’Association, sendo inteiramente redesenhadas. Nesta série se encontram os quadrinhos mais metafísicos de Lewis Trondheim, que aborda com humor as teorias sobre a Criação, a Evolução e o Fim do Mundo. Com Os inefáveis, Lewis apresenta histórias banais do quotidiano com homens e mulheres “batatas”, poeira, insetos, estrelas, lenços, árvore, extraterrestres. Lewis Trondheim, em fábulas curtas, explode em humor e talento. Essas HQ foram parcialmente publicadas na revista francesa Lapin, editada por l’Association.
OSCAR GRILLO INDICA OS 10 MAIS EM QUADRINHOS, CARICATURAS E CARTUNS
1) The Passport, by Saul Steimberg
http://www.cartoonbank.com/product_details.asp?mscssid=0GEVNVWUJ0TJ9HK1GHF62T0XNFNBEQP8&sitetype=1&sid=120475&did=3
2) The Half Naked Knight, by Andre Francois
3) The Human Comedy (The Verve Suite) by Pablo Picasso
4) Krazy Kat (Any book, any collection) by George Herriman
5) Popeye (Any book, any collection) by Segar
6) The Sketch Books (Any book, any collection) by Robert Crumb
7) Simplicissimus.180 satirical drawings (Mostly those by Eduard Thony and
Bruno Paul)
8) The Illusion of life by Frank Thomas and Ollie Johnstone
9) All the Mickey Mouse comics drawn by Floyd Gotfredson
10) Any book with drawings by David Levine…..
…And Achille Mauzan, Lyonel Feininger, American Film Posters of theTwenties and Thirties, Argentinian Humorous Magazines of the 1900’s. 20’s, 30’s, 40’s and 50’s. Milhor Fernandez in the 50’s. Jaguar in the 60’s,
Ignacio Covarrubias and most important ANYTHING with the drawings by David Low.
http://okgrillo.blogspot.com
Oscar Grillo, argentino que vive em Londres, envia por e-mail diariamente a um grupo de amigos desenhos realizados con notavel criatividade e destreza.
http://grillomation.blogspot.com
Oscar Grillo Oscartoons
http://oscartoons.blogspot.com
Klacto Animations – Introducing Oscar Grillo & Ted Rockley
http://www.klacto.com/oscar.html
EXPO DO OTA EM BH
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/27166-quadrinista-ota-inaugura-exposicao-na-galeria-de-artes-graficas-e-fotojornalismo-do-oi-futuro-em-belo-horizonte
Primeiro editor e principal colaborador da edição brasileira da revista MAD por mais de 30 anos, Ota vai mostrar em BH os originais de seus principais trabalhos de sua longa e vitoriosa carreira.
O quadrinista Ota – conhecido em todo o Brasil por sua participação na revista MAD – da qual foi editor nacional e principal colaborador durante mais de 30 anos – será o próximo artista a expor na Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo do Oi Futuro em BH. A mostra EXPOTA – 40 Anos de Quadrinhos, será inaugurada no próximo dia 10 de outubro, para convidados, e aberta ao público a partir do dia 11, podendo ser visitada até o dia 6 de novembro. A entrada é franca.
Ota nasceu no Rio, em 1954, com o nome de Otacílio d’Assunção e, desde que viu o primeiro pedaço de papel na frente, nunca mais parou de rabiscar. Começou a fazer seus primeiros gibis artesanais aos seis anos de idade, e seu sonho era se tornar cartunista e fazer desenhos animados. Aos 16 já trabalhava como assistente de redação na Ebal, na época a maior editora do país. Em 1971 publicou suas primeiras tiras em jornais e não parou mais.
Em 1974, com o lançamento da revista Mad no Brasil, seu nome se firmou no cenário editorial. Ota comandou a versão brasileira da Mad durante 34 anos, até 2008, não só como editor mas como seu principal colaborador brasileiro, com os seus famosos Relatórios Ota. “Ota é um caso único nos quadrinhos brasileiros: sua obra, assim como ele próprio, detém o segredo da eterna juventude e é referência para jovens de todas as gerações”, afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de cultura do Oi Futuro.
Paralelamente a seu trabalho editorial, publicou seus quadrinhos nos maiores jornais da imprensa, como Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil, participou do Pasquim (ambas as fases) e publicou em dezenas de jornais, revistas e publicações dirigidas por todo o país, além de escrever milhares de páginas de roteiros de histórias de terror e outros personagens.
Foi um dos primeiros cartunistas a marcar sua presença na Internet. Em 2000 começou a produzir animações e lançou o curta “A Dança do Acasalamento”, que foi um dos indicados para o Grande Prêmio Cinema Brasil do ano seguinte. Criador dos Otakids, personagens do site Oi Turma, atualmente está desenvolvendo um game, o Jogo da História do Brasil para ser adotado na rede escolar. A exposição Expota – 40 anos de quadrinhos – vai mostrar um panorama dos principais momentos na carreira do quadrinista.
Às 19h30m do dia 10, Ota fará uma palestra para os fãs da arte sequencial no Multiespaço Oi Futuro, dentro do projeto Oi Futuro Cabeça.
Sabado 08/10
Das 18h00 as 21h00.
No antigo Estúdio Ely Barbosa – Atual Estúdio Plug & Play
Avenida Indianópolis, 1337, Planalto Paulista
São Paulo (São Paulo)
Eliete Barbosa e Edson Luiz Parisotto criaram este evento para Clube do Ely Barbosa.
Encontro dos ex-funcionários/colaboradores do Estúdio Ely Barbosa para relembrar tempos divertidos e contar muitas histórias!
Se tiver alguma “relíquia”, por favor, leve.
Quem tiver contatos com mais pessoas que não estão nessa lista, por favor, avise.
Beijos,”
Eliete Barbosa
http://www.facebook.com/event.php?eid=248457985196061
Confirmados por enquanto:
Bira Dantas, Carlos Migliorin, Walter Vetillo, Eduardo Vetillo,Cidão, Wilson, Tomaz e Denise, Edde, Alexandre Silva, Flavio Ferb, Taô Barbosa, Eliete Barbosa, Edson Luiz Parisotto, Maria Tereza Maldonado.
Paulo Borges nao poderá vir. Falta confirmação do Mingo e do Arthur.
Mensagem direta do chileno Carlos Carcamo que criou o model sheet dos Trapalhoes:
“Oi, Birandantas. tudo bem?
Eu estou morando aqui no sul do Chile e estou fazendo charges para o journal da minha cidade(Temuco). Tambem faço caricaturas de políticos.
http://www.australtemuco.cl
Nao tenho pensado em outra viagem para lá. Tenho um filho que mora no Rio. Ele é engenheiro.
Qualquer coisa respeito ao travalho que a gente fazia com Ely, pode contar comigo.
Meu blog é:
http://carcamoluna.blogspot.com
Te agradezco la invitación, pero me encuentro en Chile.
Espero que lo pasen muy bien recordando viejos tiempos.
Envía fotos para ver si reconozco a mis ex colegas.
Un abrazo a Valezin si es que aparece por ahí. Con él
he mantenido algún contacto últimamente.”
ccarcamo.cl@gmail.com
Carlos Cárcamo
OS TRAPALHOES NO UNIVERSO HQ
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/trapalhoes.cfm
Mal acabou o Cartucho (Encontro de Cartunistas Gauchos), ainda rola o Salao de Humor de Piracicaba (SP), esta’ pra rolar o FestComix (SP), o Norte e Nordeste bombam, e Minas tera’ Salao de Caratinga e FIQ. Isso, sem falar nos Saloes de Porto Alegre, Piaui, Rio, Limeira, Juiz de Fora, entre outros! Neste sabado: evento em Sao Paulo (Encontro no Estudio Ely Barbosa) e em Salvador (Feira de Autores), alem do Quadrinhos em Debate em Fortaleza. Isso e’ pra alegrar qualquer quadrinhista pessimista e colocar sorriso em qualquer rosto carrancudo.
NORDESTE
Mauricio de Souza receberá o titulo de cidadão Soteropolitano
http://quadro-a-quadro.blog.br
Cartunista recebe título durante visita a Salvador para participação em Festival de Quadrinhos Convidado de honra do I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ), que acontecerá entre os dias 6 e 9 de outubro no Salvador Shopping, o cartunista Maurício de Sousa será homenageado pela Câmara de Vereadores de Salvador
1.º Festival Anual de Quadrinhos da Bahia
http://www.quadrinhosbahia.com/
A capital baiana sediará o I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ), entre os dias 06 e 09 de outubro. O evento é o primeiro, na Bahia, voltado exclusivamente para os quadrinhos, e contará com a ilustre presença do cartunista Maurício de Sousa, além do desenhista Luis Augusto, criador do Fala Menino! logo na abertura, em 6 de outubro.
Promovido pela Multi Planejamento Cultural e pela Fala Menino Produções, o I Festival Anual de Quadrinhos pretende entrar para o calendário cultural da cidade, tendo como objetivo difundir os quadrinhos nacionais, em especial a produção baiana e brasileira, promovendo o intercâmbio cultural entre autores, artistas e o público. Na programação (confira abaixo), estão previstas diversas atividades, como bate-papos, exposições, oficinas, espaço infantil, show e lançamento de livros.
O Festival acontecerá na Livraria Cultura, no Salvador Shopping e na RV Cultura e Arte.
Feira de Autores em Gibiteria de Salvador (BA)
Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Gustavo Duarte, Flávio Luiz, André Dahmer, Mário Cau e Marcello Fontana (ufa!) participam da Feira de Autores na RV Cultura e Arte de Salvador, neste sábado.
RV Cultura e Arte – Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.
Dia 08 de outubro às 17h30 horas.
3º Quadrinhos em Debate: Uma Leitura Feminina, Fortaleza (CE)
http://zinebrasil.wordpress.com
A Gibiteca de Fortaleza (Biblioteca Municipal Dollor Barreira – Av. da Universidade, 2572) continua a programação “Quadrinhos em Debate” com o tema:Uma Leitura Feminina. Apresentado pela desenhista do Estúdio Daniel Brandão, Júlia Pinto, a quadrinista, ilustradora e professora de desenho Camila Medeiros, a integrante do SANA, Clarice Lin-Chan, e a cientista social Rute Aquino.
O evento Quadrinhos em Debate é uma iniciativa do Fórum de Quadrinhos do Ceará e Biblioteca Dollor Barreira, onde especialistas de diversas áreas abordarão conceitos, símbolos e representações dentro do universo das histórias em quadrinhos.
O debate acontece no dia 15 de Outubro das 14:30 às 17:30h.
NORTE
Comic Con na Amazonia
http://tatsuanimes.blogspot.com/2011/08/evento-amazonia-comicon-anima-cena-de.html
28 e 29 de outubro.
Feira de Quadrinhos e Cultura POP
Das 8h00 as 16h00
Estacionamento do I.I.E.P.
Belem (PA)
Organizacao:
Ponto de Fuga
Centro de Estudos e Memoria da Juventude Amazonica
Manaus Comic Con
Em julho aconteceu a Manaus Comic Con
http://www.hwww.d24am.com/plus/literatura/manaus-comic-con-espera-seis-mil-amantes-dos-quadrinhos/28620
SUDESTE
1º Encontro Estúdio Ely Barbosa neste sabado
Evento criado por Eliete Barbosa.
http://www.facebook.com/event.php?eid=248457985196061
Encontro dos ex-funcionários/colaboradores do Estúdio Ely Barbosa para relembrar tempos divertidos e contar muitas histórias!
8 de outubro de 2011 (neste sábado)
Das 18h00 as 21h00
Se tiver alguma “relíquia”, leve.
Antigo Estúdio Ely Barbosa – Atual Estúdio Plug & Play
Avenida Indianópolis, 1337, Planalto Paulista
São Paulo
Homenagem no flog Art3-Xpresion
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/73386483
Ilustradores no 48º SketchJazz
Amanhã, quinta-feira
Paribar Blues Festival
No show de Celso Salim e Rodrigo Mantovani.
O bar Paribar fica no centro de São Paulo, bem próximo ao metrô Anhangabaú e
ao metrô República. Começaremos as 19:30h, mas dá para chegar a qualquer
hora. Não haverá reservas. Os participantes devem se acomodar conforme
chegarem, como em um show normal em bar. E haverá duas entradas, facilitando
para quem precisar chegar mais tarde.
No show de amanhã, o duo mostrará uma seleção de músicas clássicas do
Country Blue e das origens do Blues elétrico.
Será uma boa oportunidade para se conhecer o SketchJazz! (sessões de desenho
de observação realizados durante shows ao vivo).
Endereço:
Bar Paribar
Praça Dom José Gaspar, 42
São Paulo (São Paulo, Brazil)
Data:
quinta-feira, dia 6/10, a partir das 19:30
Convite do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/event.php?eid=295263730488449
Paribar Blues Festival:
http://pbfestival.wordpress.com
SIte do SketchJazz!:
http://www.sketchjazz.org
Sergio Macedo no CCJ, V. Nova Cachoeirinha, Sao Paulo (SP)
Na série Diálogos desse mês de outubro no CCJ, estará o prestigiado autor de HQ brasileira, que morou na França e Taiti, Sérgio Macedo (dia 8 no CCJ).
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 7, 14h
Compareçam e divulguem, pois Sergio Macedo foi um dos pioneiros a desbravar a Europa com seus quadrinhos brasileiros de temático nacional mixada ao fantástico, e é importante para a história dos quadrinhos brasileiros.
Além disso, Gazy Andraus vai falar de seus trabalhos nas HQ e literatura, na biblioteca Monteiro Lobato, dia 7, sexta.
Para mais informes :
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/revista/index.php?p=3629
DIÁLOGOS: “SÉRGIO MACEDO”
O projeto Diálogos do CCJ promove esta palestra com Macedo, quadrinista brasileiro que publicou ilustrações na revista Planeta e nos jornais Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.
Na Europa, seus álbuns têm tradução em oito países e, nos Estados Unidos, seu livro “Lakota: an Illustrated History” foi premiado com o Benjamin Franklin Award como Melhor Obra Multicultural. Em 2007, recebeu no Brasil o troféu HQMIX, na categoria Grande Mestre.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço
Sarau. Zona Norte. Dia 8, das 16h às 18h. Grátis
O ESCRITOR NA BIBLIOTECA
GAZY ANDRAUS
Escritor, poeta, autor de fanzines e de HQs de
temática fantástico-filosófica, Andraus faz parte
do projeto HQMente, em que histórias em
quadrinhos são elaboradas a partir de textos de
divulgação científica. Entre suas publicações,
está o conto “O A-Final”.
Lançamento de Todo mundo é feliz
HQ de Mateus Acioli.
O quê? Lançamento de Todo mundo é feliz, de Mateus Acioli
Quando? 11 de outubro, terça-feira, véspera de feriado
Onde? Galeria Vermelho – Livraria Tijuana (Rua Minas Gerais, 362, Higienópolis, São Paulo. Veja endereço no mapa: http://g.co/maps/5h2ju)
Que horas? a partir das 20 horas
Mais informações?
Mande-nos um e-mail, siga-nos no Twitter
(@balaoeditorial) ou procure-nos no Facebook
http://www.facebook.com/balaoeditorial
18ª Fest Comix, São Paulo (SP)
http://www.comix.com.br
De 14 a 16 de outubro
Centro de Eventos São Luís
Rua Luis Coelho , nº 323, metrô Consolação.
A rua fica paralela com a Av Paulista.
Ingresso R$ 10,00 ( a meia) e R$ 20,00 ( a inteira).
A Comix Book Shop, maior empresa especializada na venda de quadrinhos, tanto nacionais quanto estrangeiros, realiza todos os anos o evento Fest Comix. Este ano ocorrerá a 18ª edição, em São Paulo. O fest Comix é uma ótima oportunidade para quem procura por bons preços e muita diversão: são mais de 350 mil revistas em ofertas, a partir de R$1,00; há também muitas outras atrações no evento, como concursos, palestras, exposições, entre outras coisas que mudam de ano para ano.
AQC-ESP em palestra na Fest Comix
Tema: “O Mercado Atual dos Quadrinhos Nacionais”:
Worney de Souza, Fernando dos Santos, Bira Dantas e Rodrigo Febronio (Banca de Quadrinhos)
http://comix.com.br/blog
Dia 14/10, sexta-feira
16h00
CURSO COM MARCO ANTONIO CORTEZ
http://www.studiocortez.com.br/
Possui mais de 25 anos de carreira como ilustrador, quadrinista e diretor de arte. Participou de projetos como: Senninha / Instituto
Ayrton Senna, filmes para Disney Television e ilustração para diversos livros didáticos.
Nessa palestra, Marco dará dicas de como entrar no mercado editoral, aprimorar o trabalho de ilustração, das estratégias de produção, como cobrar e fechar contratos e qual é a expectativa dos editores de arte em relação ao portfolio.
DIA 24/10 DAS 19:30 AS 21HS
LOCAL: RUA LEANDRO DUPRET, 741 – PRÓXIMO AO METRÔ STA CRUZ
DIA 26/10 DAS 19:30 AS 21HS
LOCAL: CENTRO COMERCIAL ALPHAVILLE – ALPHAVILLE PRÓXIMO AO NOVO SHOPPING IGUATEMI.
Destinado a ilustradores, artistas gráficos, estudantes e aspirantes.

Carga horária: 1:30hs
Número de Vagas: 15 (reservar vaga)
Investimento: R$ 10,00
Informações e reserva de vagas SOMENTE POR EMAIL:
cursos@studiocortez.com.br
38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP)
http://salaodehumor.blogspot.com
Ate’ 16 de outubro
No Engenho Central
XVIII Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto (SP)
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scultura/humor/2011/i14principal.htm
Ate’ 13 de outubro
No Centro Cultural Palace
Rio Comicon (RJ)
http://www.riocomicon.com.br/
De 20 a 23 de outubro de 2011
Leopoldina
11º Salão de Humor de Caratinga (MG)
http://salaodehumordecaratinga.blogspot.com/
Exposicao de 10 a 30 de outubro de 2011.
Casa Ziraldo de Cultura
Festival Internacional de Quadrinhos Belo Horizonte (MG)
http://fiqbh.com.br/
Bira Dantas vai mediar a mesa de debates com Young e Sun em “Painel Coréia do Sul”
12/11 (Sábado) 20h na Arena
– Chon Kye-young (천계영) é uma desenhista de manhwa da Coréia do Sul. Nascida em 10 de dezembro de 1970, Chon se formou em Direito pela Ehwa Woman University, mas o sucesso de seus quadrinhos foi mais forte que sua carreira de advogada. Em 1996 ela ganhou o concurso Quadrinista Iniciante da revista Wink, e duas vezes o prêmio “Manhwa de Hoje” do Ministério da Cultura da Coréia do Sul: em 1999 pela série “Audition” e novamente em 2010. A série “Audition” já foi publicada em vários países, e foi adaptada em um longa-metragem de animação. Seus outros trabalhos incluem “Unpluged Boy”, “The Club”, “DVD” e “The Girl In High Heels”.
Site oficial: http://www.k-young.info
– Park Sang-sun (박 상선) é uma quadrinista coreana. Formada em design pela universidade de Kukmin, na Coréia do Sul, em 1994 desenhou seu primeiro trabalho, a série “Illusion”, e a partir dali fez várias outras séries e livros, como “Broken Toy”, “The Lost Wings “, “Requiem of the Soul” e “Jewels”. Seu livro mais conhecido, “Tarot Café”, já foi publicado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, e fala sobre um misterioso café londrino onde seres sobrenaturais fazem consultas espirituais nas cartas de tarô da dona do estabelecimento. A série foi publicada no Brasil pela editora NewPOP.
SUL
Cartucho (Encontro dos Cartunistas Gaúchos), Santa Maria (RS)
http://cruzaltino.blogspot.com/2011/09/o-1-dia-do-8-cartucho.html
Todos os anos, cerca de 15 cartunistas do estado são convidados para participarem do Cartucho. A 8ª edição aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro.
CINECLUBE RETRO EM SANTA MARIA (RS)
Final de ano é época de Cineclube Quadrinhos S.A.!
Que agora na sua 4ª edição, embasado no tema “Retrô”, e trazendo ao público mais longas-metragem que tiveram suas origens no papel e nanquim.
Os filmes a serem exibidos serão os seguintes:
07/10 – Dick Tracy (Comentários: Marcel Ibaldo)
14/10 – Ed Mort (Comentários: Bício)
21/10 – Rocketeer (Comentários: Marcel Jacques)
28/10 – Scott Pilgrim Vs O Mundo ( Comentários: Gulherme Hollweg
Como de habitual, o Cineclube tem entrada franca, e será exibido todas as sextas-feiras do mês de outubro, as 19:00,
no Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria, localizada na Rua Venâncio Aires, 2277.
Confira o Teaser Trailer do Cineclube:
http://www.youtube.com/watch?v=nHC0S2NYJws
Para mais informações acesse:
http://quadrinhossa.blogspot.com/
Gibicon Curitiba (PR)
http://gibicon.com.br
De 15 a 17 de julho.
Documentário Claudio Seto, Samurai de Curitiba
http://gibitecadecuritiba.blogspot.com
Mais um evento imperdível para os amantes de quadrinhos.
Foi lançado o DVD do documentário sobre a vida e obra de um dos precursores do mangá no Brasil. Dirigido por Roberval Machado e José Padilha, o filme conta a trajetória do jornalista, artista plástico, escritor e quadrinista, Claudio Seto. Entre diversas e ecléticas atividades Seto foi editor da Grafipar, editora local que nos anos 80 inundou o mercado com HQs de aventura, terror e erotismo. Seto também foi meu professor de quadrinhos na Gibiteca de Curitiba.
Mais dicas de Saloes de Humor e concursos de HQ
http://caricalendario.blogspot.com
http://www.brazilcartoon.com/
Conheça a Quadrinhopole Digital
Enviado por Leonardo Mello
ISCOLA, O CRIME – DE ROSE ARAUJO
(Bira Dantas)
Outro lançamento importante, este do Rio de Janeiro, “Iscola, o crime” compila tiras geniais publicadas no Blog da autora e em coletaneas “Tiras de Letras” da Editora Virgo, de Mario Mastrotti. Rose mostra incrivel humor ao retratar cenas tao dramaticas que vivemos no dia-a-dia de nossas vidas urbanas.
Veja o Blog:
http://www.rosearaujocartum.blogspot.com
“Algumas páginas do livro de tiras da “Iscola… o Crime”. O projeto gráfico, que remete aos antigos cadernos pautados, foi desenvolvido em parceria com o designer Luis Saguar .
Como todo bom caderno de antigamente, não poderia faltar nesse também a etiqueta de identificação na capa, que vem acompanhada de uma cinta preta, semelhante a tarja que encobre os olhos de uma das personagens do livro. Ainda tirando partido da memória afetiva dos leitores, numa das páginas iniciais há um espaço reservado para que seu dono coloque seu nome, turma, série e ano.
Além das tiras, fragmentos de reportagens e de trabalhos escolares pontuam a publicação.
COMPRA ON-LINE
Para comprar o livro de tiras “Iscola… o crime” autografado envie um e-mail para
contato@rosearaujo.com
com o assunto (subject) COMPRA.
Especifique seu nome, endereço completo e a quantidade de livros.
Com essas informações, responderei encaminhando o valor a ser
pago e meus dados bancários.
ROSE ARAUJO
Cartunista, desde 1998, do jornal Extra (Revista Canal Extra) – RJ, com a tirinha “Os Amigos da Lis” e, a partir de 2007, do Jornal Graphiq – SP,com a tirinha “Iscola… o Crime”. No início de 2006, foi convidada para ser uma das representantes do Brasil na exposição “As Mulheres Criadoras e a Arte da Caricatura”, que contava com a participação de 42 desenhistas de 23 países e percorreu até 2008 países como: Peru, Espanha, Portugal, México, Itália, Cuba e Estados Unidos. Designer. Autora, em parceria com o amigo Luis Saguar, do texto e do projeto gráfico do Almanaque do Ziraldo e da Edição Comemorativa FLICTS40 da Editora Melhoramentos. Autora dos livros infantis: Os Amigos da Lis / Simplesmente Lis / Eu sou o Zil / Doce Mel / Era uma vez o Sal – Editora Zeus/Ediouro. Participou da coletânea TIRAS DE LETRA até debaixo d’água (2008), TIRAS DE LETRA na batalha (2009) e TIRAS DE LETRA nota dez (2010) – Editora Virgo. No início de 2010 participou da Revista Subversos nº6.