Categorias
Eventos

Fanzines nas Zonas de Sampa no programa “Quadrinhos para Quadrados e Redondos”

Katianne Silva, coordenadora do projeto Fanzine nas Zonas de Sampa,
Eder Gil um dos artistas contemplados pelo ProAC 2011 e Fernando dos Santos da AQC e um dos professores do projeto.
São entrevistados no programa Quadrinhos para Quadrados e Redondos, da
Clic Tv, conteudo Uol.

Categorias
Lançamentos

REALESE CATACOMICS

Pela primeira vez no Estado de Santa Catarina, forma-se um coletivo de artistas para a produção de uma revista em quadrinhos. O projeto “ CataComics, quadrinhos independentes”, surgiu em agosto de 2011 numa idéia louca do ilustrador Alex Guenther, com o apoio do escritor e roteirista Fernando Becker de reunir ilustradores, desenhistas, designers e roteiristas catarinenses e/ou radicados no Estado de Santa Catarina numa revista trimestral com o objetivo de conquistar e fidelizar o público leitor, difundir a cultura de apreciação/valorização de HQs, além, é claro, de divulgar o trabalho e projetar coletivamente os artistas envolvidos. Também objetiva, criar uma plataforma de interação entre os artistas do Estado, desenvolvendo um circulo criativo dentro deste gênero artístico.

A primeira edição contou com a participação dos artistas: Ricardo Manhaes, Alex Guenther, Chicolam, Aldo Anjos, Jean Errado, José Mathias, Dímitre Martins e Juliano Frena. Lançada em dezembro do ano passado, teve um grande sucesso de público e mídia, pelos principais veículos de comunicação do estado de SC pelos principais portais de quadrinhos do Brasil. A segunda edição lançada em março de 2012 no evento N3RDCON de Blumenau, contou com os nomes: Denis Pacher e Felipe Meyer, Rodrigo Treamonte, Alexandre e Eduardo bezerra, Xalberto e Miaidaria, José Antonio, Júlia farias e capa do incrível Marcelo Mueller que desenha a Lady Dead para o mercado americano.

A publicação pretende ser trimestral e estar buscando sempre novos artistas para o grupo a cada edição. Previsão de lançamento para a Catacomics #3 é para junho e novos materiais estão por vir como a Catacomics NOIR, Catacomics Versões e Catacomics Mangá.

Tudo sobre o projeto pode ser visto no blog oficial: http://catacomics.blogspot.com/

Categorias
Lançamentos

Revista CARTUM

Comemorando 11 anos de existência, a Revista CARTUM relembra os primeiros passos que resultaram numa década de bom humor e incentivo a leitura de uma forma alegre, responsável e ética!
Trata-se da republicação das suas primeiras 4 edições em versão colorida, dando mais vida às inspiradas e antológicas histórias em quadrinhos publicadas no seu primeiro ano de atividades, as quais permanecem irresistíveis até hoje !!! 
A  CARTUM número 1 acaba de receber uma republicação para quem não chegou a tempo de garantir seu exemplar há 11 anos atrás poder conhecer as suas histórias! O traço roots e levemente mais distorcido que o dos dias atuais indica que estamos falando de outro tempo, quando a CARTUM era trimestral e circulava em formato A4. Todos os textos e desenhos foram concebidos no primeiro semestre de 2001.
Desde então, já foram publicadas mais de 130 diferentes edições e distribuídos 380.000 exemplares gratuitos com entretenimento sadio e uma manifestação cultural autêntica e original!
As próximas republicações serão as edições nº 02 (junho), nº 03 (agosto) e nº 04 (novembro).
Complete a sua coleção, acompanhe todos os lançamentos fazendo uma assinatura anual e DIVIRTA-SE!!!
Maiores informações através do site: http://www.revistascartum.com.br/

Categorias
Uncategorized

VALEU MILLÔR!

Uma pequena homenagem!
Valeu Millôr!!!!!!!

Categorias
Uncategorized

William MR levando arte Brasileira para Portugal!

A Colorida Galeria de Arte convida para o cocktail de inauguração da exposição do artista brasileiro.
WILLIAM MR
SÁBADO, 31 de Março, a partir das 19h00
Patente ao público até 20 de Abril de 2012
Costa do Castelo 63, Lisboa
Tel 218 853 347

Categorias
Uncategorized

AQC no “Subúrbio”

Na mais recente página da série “Subúrbio” Floreal de Andrade relembra as publicações da AQC e nossa lendária carteirinha de associado.
Categorias
Uncategorized

POR QUE DEVEMOS APOIAR AS MUDANÇAS NA LEI DO DIREITO AUTORAL?


(Aproveitamos a foto do Ze’ com dois grandes nomes do Humor brasileiro, para demonstrar nosso pesar pelo falecimento de Chico Anisio, um genio que varios cartunistas reverenciam).

ZE ROBERTO GRAUNA DEU O TOQUE…
http://zerobertograuna.blogspot.com.br/
“Recebi uma recado da ilustradora/escritora Thais Linhares queixando-se da indiferença de nossos artistas quanto as possíveis mudanças sobre a transmissão de direitos autorais no Brasil.
Na opinião de Thais, a classe está “comendo mosca”, já que a maioria dos colegas sequer se deram ao trabalho de visitar os links e discutir o assunto (mesmo que sejam contra as mudanças).
Concordo inteiramente com a Thais. Está faltando um mínimo de interesse dos nossos artistas, especialmente dos nossos desenhistas que são habitualmente desligados dessas questões.
Vejam a mensagem da Thais e divulguem!”

… DA URGENTE CAMPANHA DA ILUSTRADORA THAIS LINHARES:

http://www.facebook.com/ThaisLinhares
http://thaislinhares.blogspot.com.br/
“Amigos, entrem no site da camara e falem diretamente com o autor do projeto que limita os contratos em 5 anos. Parece que pouca gente está compreendendo a importância imensa desta alteração.
A prática da cessão integral trancou milhares de fotos, imagens, roteiros, personagens, obras, contos…nas gavetas de grandes jornais e editoras. Até hoje há toda uma categoria de publicação que impõe a cessão por prazo infinito.
Se esse projeto passa, estamos salvos da pressão econômica destes grupos. Lembro que a maior casa publicadora do país, a Record, é uma que OBRIGA o ilustrador a ceder integralmente suas artes, para grande prejuízo não só do mesmo, mas de TODOS, visto que é muito barato para a editora comprar a arte de um iniciante, e depois reutiliza-la repetidamente sem nem pagar ao autor original e nem precisar contratar um outro ilustrador para novo trabalho.
Minhas artes para o Taro do N Naiff venderam mais de 100.000 exemplares. Custaram uma mixaria para a Record, “cuja verba para tal projeto era apertadíssima e blablabla”. Façam a gentileza de compreender que não é justo que nem eu, nem niguém, seja eternamente punido pela própria estupidez em assinar um contrato de cessão integral e penar eternamente que minha próprias artes me façam concorrência em um mercado onde rola milhões…mas nem um centavo pra quem criou.
O projeto do deputado Luciano Castro é MUITO IMPORTANTE, vem de encontro a uma das maiores demandas dos autores que se vêem amarrados a esses contratos vergonhosos.
SOCORRO, imploro que os colegas ajudem nesta hora. Entrem em contato com o deputado, apoiem, sugiram aperfeiçoamentos, espalhem em suas redes, comentem, divulguem, demonstrem interesse político por algo que realmente vai ter um efeito positivo em nossa produção.
Comuniquei-me com ele já duas vezes, levando a ressalva de que a presença obrigatória de um advogado pode trazer mais problemas do que benefícios. Coisa do tipo das que podem acabar prejudicando a aprovação do projeto todo.
É essencial que demonstremos INTERESSE e UNIÃO nesta hora.
Ou, na boa. Não sei o que estive fazendo estes anos todos na AEILIJ”.
O site é:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/409757-TRANSMISSAO-DE-DIREITOS-AUTORAIS-PODERA-SER-LIMITADA-A-CINCO-ANOS.html

A LEI DO QUADRINHO NACIONAL CONTINUA TRAMITANDO
O “sempe-alerta” Marcio Baraldi checou diretamente no Gabinete do Deputado Federal Vicentinho.
BARALDI:
“Para minha surpresa, vi no site da Camara que o projeto teria sido arquivado!!!
http://www.meuheroi.com.br/ACB/index.php/forum/5-projeto-de-lei-n-6581/3-projeto-de-lei-apoio-aos-quadrinhos-brasileiros#10
Muito obrigado.”

http://www.marciobaraldi.com.br
GABINETE VICENTINHO:
“Companheiro, o Projeto do Vicentinho é o PL 6060/2009, que continua tramitando.
Abçs”

Paulo Cesar
Chefe de Gabinete
BARALDI:
“Muito Obrigado pela informação correta.
Estavam circulando boatos na Net de que o projeto havia sido arquivado, mas ja vi que era a versão antiga.
Nós temos duas associações de classe, a ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil) e a AQC-SP ( Associação dos Cartunistas e Quadrinhistas de Sao Paulo).
Se possivel nos mantenha informado do andamento.
Estão na copia deste email o JAL, presidente da ACB e o Bira e Worney, da AQC.”

HOMENAGENS A CHICO ANISIO
Autorretrato…

A Risadaria (que terminou ontem no Ginasio do Ibirapuera em São Paulo) se calou por alguns momentos ao chegar a noticia da morte do comediante e escritor.
Varios artistas que se apresentavam, fizeram silencio. As risadas cessaram…
A internet lotou de charges e caricaturas Chicoanisiacas. O site UOL fez uma exposição virtual:
http://entretenimento.uol.com.br/album/2012/03/23/cartunistas-homenageam-chico-anysio.htm?fotoNav=8
Cartunistas como Fernandes, Nei Lima, Alan Souto Maior, Gilmar, Dalcio (Correio Popular), Ique, Dodo, Alpino, Jean Galvão (Folha de São Paulo), Nelson Santos (de Portugal) e muitos outros, publicaram dezenas de homenagens nas redes sociais.
Reproduzimos algumas aqui:









Gilmar Fraga:
http://www.facebook.com/gilmar.fraga
“Chico anysio, Divino sabe, Divino diz… Minha caricatura do Divino para o livro É Mentira, Chico? (Editora Resultado, 192 páginas), uma enciclopédia ilustrada que apresenta 77 personagens de Chico Anysio que o artista conseguiu resgatar da memória. Com caricaturas de 40 cartunistas brasileiros que produziram charges e caricaturas para os textos biográficos dos personagens.”

Nelson Santos (Portugal):
http://www.facebook.com/caricaturasnelsonsantos

“Chico Anysio. Tinha iniciado estranhamente esta caricatura ontem, é daqueles trabalhos que ficam guardados inacabados agora com desaparecimento deste grande humorista irei finalizar, cresci numa altura em que em Portugal era abundante programas brasileiros como Vivó Gordo e os Trapalhões. RIP Chico.”
http://www.nelsonsantos.pt

Paffaro:
http://paffaroartes.blogspot.com.br/

“Chico fez história, fez escola, nos fez rir muito e deixa saudades. Fica com Deus Chico!
Uma pequena homenagem ao melhor humorista do nosso País.”

Categorias
Uncategorized

Risadaria – 2012

Revista Picles exposta na Risadaria, deste ano de 2012.

Laudo fazendo Caricaturas…

Trabalho do grande Cartunista Gilmar.

Risadaria 2012
fotos William MR
Categorias
Uncategorized

Jin Woo Choi em São Paulo no dia: 06/03

Nas fotos: Fernando dos Santos, Marcos Venceslau, Bira Dantas, Jin Woo Choi e William MR

Encontro na Comix – SP, no dia: 06/03/12

Fotos publicadas em grande atraso, mais ainda em tempo rs…

Categorias
Uncategorized

CHOI EM POA – ULTIMOS DIAS NO BRASIL


“My last greetings to all of my friends in Brasil
I will never forget all of your name, face and hospitality for me
Good luck to all of my friends.
Now, i am going to Uruguay”

Choi, Jin Woo

(Choi se emocinou com este musico de rua cantando “Blowin’ the wind” de Bob Dylan)

O cartunista Augusto Bier e o ilustrador Pedro Alice foram ate’ o aeroporto Salgado Filho em POA (como os gauchos chamam Porto Alegre) buscar nosso amigo Choi, Jin Woo. Sairam pra beber, comer e conversar, não exatamente nesta ordem. O coreano Choi vinha de Curitiba, ainda aturdido com as informações recebidas na lendaria Gibiteca -a mais antiga do Brasil- e os contatos com varios cartunistas e quadrinhistas.
Veja as fotos:
http://www.facebook.com/truerain751
Na capital de um dos estados mais briguentos do Brasil -palco de Garibaldi, Anita e da Revolução Farroupilha- e de resistencia contra o Golpe Militar de 64, Choi foi recebido por dois membros da Grafar -Associação dos Grafistas Gauchos- e hospedado no apartamento de Pedro. Leia sobre a Grafar nos links:
http://pranchetadagrafar.blogspot.com.br
http://grafar.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafistas_Associados_do_Rio_Grande_do_Sul

GRAFAR NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/groups/317843344937658/

Da janela do ape de Pedro Alice, Choi fez seus primeiros cliques da cidade, no dia seguinte….


Passeou pelo centro, pelos arcos do Viaduto Otávio Rocha, onde mais tarde (depois da abertura do Salão) conheceria o tambem lendario Bar e restaurante Tutti Giorni. Incrivel, mas parece que tudo no Rio Grande do Sul soa lendario…

O GASOMETRO, PALCO DO HUMOR EM POA

A Usina do Gasômetro, ao lado do rio Guaiba e’ palco, todo ano, do que ha’ de melhor na charge, cartum, caricatura e quadrinhos.

O SALÃO DE HUMOR
A abertura do Salão de Humor reservava a Choi a alegria de ver trabalhos do mundo todo, e a possibilidade de encontrar grandes nomes do cartum brasileiro como Edgar Vasques e seu irmão Eduardo Simch, Pomba Claudia, Santiago, Guaraci Fraga, Kayser, Rafael Correa, Rafael Sica, Hals, Bier, Eugenio Neves, Iotti, Gilmar Fraga, Alisson Affonso, Wagner Passos, Azeitona, Mau-mau, Carlos Ferreira, Koostela, Guazelli, Villanova, Cado, Fabio ZImbres, Leandro Doro, Moa, Byrata, Rodnerio Rosa, Juska, Maucio, Geraldo Passofundo, Eduardo Prás, Anderson Mendonça, Ediel Ribeiro e muitos outros.

E Choi segue clicando o Salão Internacional De Desenho Para Imprensa (mais infos no site abaixo):
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=35











DEPOIS DO SALÃO, ENCONTRO NO TUTTI GIORNI, O REDUTO DOS CARTUNISTAS GAUCHOS
O viaduto a noite, acima dos arcos, o Templo dos Cartunistas abre suas portas para Rafael Correa, Eugenio Neves, Pedro Alice, Choi, os ilustradores de Rio Grande: Eduardo Prás e Anderson Mendonça e quem mais chegou….

Augusto Bier:
– Tutti Giorni album. Borges de Medeiros Avenue. Night shot from Tutti Bar. Thanks again, Choi!


Papo de Facebook:
Bira Dantas
– Great trip, Choi. What do you say about POA cartoonists? Gauchos are total crazy, ain’t they?
about an hour ago · Like
Jin Woo Choi
-‎:) They are too much enthusiastic… and i like that 🙂

Choi achou Pomba Claudia muito compenetrada…

Jin Woo Choi:
– She is really serious woman 🙂
Bira Dantas:
– Pomba Claudia? Serious????? Never!
Jin Woo Choi:
– She always told me she is ´serious´woman… ha ha


Jin Woo Choi:
– ‎Pomba Claudia cartoonist cafe, we wrote something on this table with chalks


Jin Woo Choi:
– Porto Alegre, Tutti Giorni, Cartoonists’ Cafe. One brasilian cartoonist draw fish and i came to know that means korean movie
directed by Bong joon ho, quickly.

Augusto Bier:
– Tutti Giorni album. The cartoonist is drawing on the Tutti’s ceiling re-creating the scene of a pre-historical man in the Altamira Cave thousands years ago. Nice shot, Choi!


Jin Woo Choi:
– Nice cartoon and nice place and most of all nice people 🙂

TUTTI GIORNI, ENCONTRO SEMANAL DE CARTUNISTAS, ILUSTRADORES E QUADRINHISTAS GAUCHOS
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n13062011_01.cfm
(Por Marcelo Naranjo)
“A publicação independente Zine Supreme reúne o trabalho de três quadrinhistas gaúchos.
João Azeitona Vieira, Walter Pax e Mateus Santolouco compilam neste zine três histórias curtas, sem conexões aparentes uma com a outra. Da ideia ao produto final, a revista foi concebida no período de duas semanas e teve lançamento na capital gaúcha, no bar dos cartunistas Tutti Giorni (Altos do Viaduto da Borges de Medeiros, Porto Alegre/RS).”

COMIDA BARATA NO CENTRO HISTORICO DE PORTO ALEGRE


http://goncalodecarvalho.blogspot.com.br/2011/10/blog-action-day-comida.html
“O Tutti Giorni está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, na escadaria do Viaduto Otávio Rocha e serve uma das comidas mais baratas da cidade.
No Tutti Giorni também conhecido como o “Bar do Nani”, segundo o próprio Ernani, se come a melhor feijoada da escadaria do Viaduto Otávio Rocha.
Essa brincadeira reflete o bom humor do proprietário, o Ernani, pois é o único bar e restaurante da escadaria.
É um dos restaurantes mais “underground” da cidade, serve almoço simples a preços baixos, muito baixos. Seu “prato do dia” custa R$ 6,00 e seu tradicional “carreteiro” é servido no prato com um pouco de feijão e uma salada verde por apenas R$ 1,99. Nas sextas, tinha sua afamada feijoada, simples mais saborosa e que custava apenas R$ 8,00, com um copo de refrigerante grátis. Atualmente a feijoada está suspensa, pois o proprietário diz que dava muito trabalho e a grande procura continua sendo o seu “carreteiro”, que pode ser com carne, linguiça ou até salsicha, dependendo da disponibilidade da dispensa do Bar. Carreteiro com charque até pode ser feito, mas o preço do charque impede um custo baixo e sua clientela é fiel ao carreteiro barato com feijão.
Estudantes, operários, trabalhadores com pouca “grana” e mesmo moradores da vizinhança são clientes no Nani, pois além da comida simples e barata o bar tem uma personalidade que o diferencia dos demais bares e restaurantes populares que existem no Centro.
Suas paredes estão cobertas por ilustrações, cartuns e caricaturas (especialmente do bigodudo proprietário) feitas pelos chargistas da cidade que se encontram ali nas noites de terça.
Uma das máximas do Nani está escrita num papel afixado na parede, perto do balcão: “O problema dos outros é fácil de resolver!”
Na realidade é mais que um bar ou restaurante, é uma espécie de “bolicho gaúcho”. Lá também se vende queijo da colônia, vinho artesanal e até livros policiais usados. Outra característica interessante do local é que não tem nenhum empregado, no máximo tem alguns “ajudantes”, amigos que auxiliam o Ernani nas horas que o movimento fica muito grande. O próprio Ernani faz as compras, é o cozinheiro, atende as mesas, lava as louças, cobra as despesas e limpa o bar. Eventualmente também entrega algum almoço nas proximidades para algum cliente que não pode ir ao bar, neste caso os clientes tomam conta do bar quando ele diz: “vou dar uma saidinha rápida, já tô voltando, cuidem aí…”
A música ambiental do bar é a programação gauchesca da Rádio Liberdade. Mas dizem que de noite, caso insistam, ele arrisca uma música no violão.
Também conhecido como “Gaúcho”, o Ernani com sua simpatia e bom humor conquista seus clientes, mesmo quando não acerta a receita e a comida fica um pouco salgada.
Esse é um dos locais de Porto Alegre que a maior parte da população não conhece e fica bem no centro da cidade, pouco mais de uma quadra do Palácio Piratini e Catedral Metropolitana.
Não tem nenhuma identificação externa a não ser uma ou duas placas escritas a mão, na hora do almoço.”

TUTTI GIORNI QUASE FOI LEILOADO EM 2005
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n05052009_10.cfm
(Por Eduardo Nasi e Leandro Doro)

“O bar Tutti Giorni nem de longe é mais moderno ou sofisticado de Porto Alegre. Mas, para os integrantes da tradicional Grafar, sigla para Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, é dos mais queridos. Lá, no histórico Viaduto da Borges, no centro da cidade, é que o grupo se encontra em todas as noites de terça. E isso já vem desde os anos de 1990.
Essa tradição, porém, corre o risco de acabar. Hoje à noite, o bar deve ser leiloado por conta de dívidas – embora uma liminar possa suspender o leilão. Seu destino, até agora, é incerto.
A prova da longa relação entre os artistas e Nani, proprietário do Tutti Giorni, está nas paredes, cobertas por trabalhos (nem todos em bom estado) de artistas como Luis Fernando Verissimo, Edgar Vasques, Gilmar Fraga, Santiago, Canini, Bier, Iotti, Eugênio Neves e Joaquim da Fonseca. Outra demonstração está no Tinta China, blog da Grafar, no qual uma busca pelo nome do bar releva desenhos e histórias do local.
Os cartunistas estão mobilizados para tentar salvar o local. Uma saída defendida pelo grupo é que algum interessado arremate o bar e deixe Nani como gerente. Mesmo assim, o grupo não recebeu nenhum sinal de que alguém esteja disposto a apostar nessa ideia.”

GILMAR FRAGA
Bier deixou Choi com Hals e Pedro Alice, que o hospedou na primeira noite.
Segundo Hals:
Olha, para quem foi salvo por um Miojo Yakissoba, o pior engrupe da culinária, o Tutti é o Ritz. Eu vou ver se posto as minhas fotos hoje, assim que organizar as coisas aqui.

Pedro Alice:
“Excelente pessoa. Conversei de tudo com ele, menos quadrinhos.
Mentira, falamos um pouquinho de quadrinhos também…
Mas foi tão corrido que nem me dei conta dos contatos que poderia ter apresentado prá ele.
Devia ter apresentado pro Denny Chang, que percorreu toda a América Latina fazendo quadrinhos…
Na noite que ele chegou, a gente conversou um monte , e já ficou amigo. No segundo dia a gente foi dar uma volta, e acabou no Gasometro. Subimos no terraço. Tava um dia lindo. Muito sol, mas o vento espantava o calor.
Subimos numa rampa e ficamos olhando o rio, bem lá de cima. Aí nos atiramos no sol. Eu quase dormi e ele ferrou no sono. Até um guardinha ir nos dizer que a gente tava num lugar proibido, hahahahahahahah.
Depois teve o Salão. Aí deixei ele livre prá conhecer outras pessoas. Mas no fim da noite sentei na mesa dele , no Tutti
Ele ficou bem atordoado com as garotas bonitas que ja´saem cumprimentando com beijos e abraços. Não tá acostumado com isso. A cartunista Pomba Claudia viu que ele era tímido e apatifou bastante com ele, ahahhahahahal… Ele adorou ela.
Miojo foi opção, era desejo do Choi, como sou adicto de Miojo Yakisoba incentivei, heheheh
Sabe porque ele gosta tanto de aparecer nas fotos fazendo sinal de “legal”? Porque na Korea equivale a levantar o dedo médio
…”

Choi foi hospedado pelo diretor de arte do jornal Zero Hora, que o levou pra conhecer a Redação.
Mas o que o maravilhou mesmo, foi o estudio e as artes do Fraga!







http://fragacaricaturas.blogspot.com.br/