Categorias
Uncategorized

Mês da Cultura Independente na Gibiteca Henfil (Centro Cultural São Paulo)

A Gibiteca Henfil preparou para o mês de setembro uma programação que aborda o trabalho independente e tem como objetivo estimular e divulgar a produção de quadrinhos pelo sistema do “faça você mesmo”. São cinco mesas ao longo do mês em que artistas de diferentes linguagens e técnicas farão um bate-papo com o público sobre sua experiência e apresentarão alguns de seus trabalhos como ilustração.

https://www.facebook.com/events/453755121314675/

dia 5/9 – quarta

20h Fanzine New School – A nova escola
com: Cynthia B. (quadrinista, trabalha na produtora de desenhos animados Toscographics. Faz trabalhos nas revistas Tarja Preta, Prego, Machado e Calendário Pindura. Edita e publica a revista Golden Shower e, com a cartunista Chiquinha, fez a primeira edição da revista em inglês e português Bananas)
Serão abordadas as modernas técnicas utilizadas na produção de fanzines.
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 6/9 – quinta

20h Fanzine Old School – A velha escola –
com: Rodrigo Okuyama (arquiteto e urbanista formado na USP, desenhou o livro Horror, humor e quadrinhos: as vítimas do mico contra o trio terror e produziu zines de quadrinhos, além de ilustrações e trabalhos voltados para crianças)
Nesta oficina, Rodrigo abordará a elaboração de fanzines com técnicas tradicionais como stencil, colagens, nankin, aquarela, entre outros.
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 12/9 – quarta

20h Fanzineiros do século passado – capítulo 2
com: Marcio Sno (jornalista, nos anos 1990 editou os zines Aaah!!, Don’t Worry!!, Ejaculação Precoce, Lady Die! e Pleasure. Participou de coletivos como Bodega, Medonho!, Os Mardito, entre outros. Fez ilustrações para inúmeras bandas e fanzines)
Marcio apresentará o capítulo 2 de seu documentário intitulado Fanzineiros do século passado, que aborda os temas o fanzine a serviço do rock, os fanzineiros deste século e os estímulos para a produção impressa. Um bate-papo com o autor fecha a apresentação.
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 19/9 – quarta

20h Webcomics – Os quadrinhos na Internet
com: Fábio Coala (formado em Publicidade e Propaganda, publicou as primeiras tirinhas em 1995 em um jornal regional, trabalhou como diretor de arte e há dois anos é ilustrador e quadrinista freelancer. Tem um blog de tiras e HQ na internet e lançou um livro com o melhor de seu site (http://www.coala-io.deviantart.com/).
Nesta palestra/oficina serão abordados os seguintes assuntos: o planejamento e a periodicidade dos trabalhos, as melhores maneiras de divulgação na internet e como trabalhar as webcomics junto às mídias sociais.
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

dia 26/9 – quarta

20h Lourenço Mutarelli
Escritor, artista gráfico, roteirista e ator paulistano. Publicou diversos álbuns independentes de HQ, hoje cultuados entre o público do gênero. O Cheiro do Ralo, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por O natimorto, Jesus Kid, A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, Miguel e os Demônios e Nada me Faltará. Também escreveu peças de teatro e atuou em curtas-metragens e no filme O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia (baseado em seu livro). Com uma carreira que se iniciou no circuito independente, Lourenço Mutarelli tornou-se um artista renomado nos diversos segmentos em que atua. Sua presença nos eventos da Gibiteca Henfil encerra de maneira grandiosa o Setembro Independente dos quadrinhos.
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos
Praça Mário Chamie (Bibliotecas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *