Categorias
Uncategorized

PORTUGAL RECEBE CARTUNS DO SALÃO DE PIRACICABA E ABRE EVENTO GIGANTE NA CIDADE DE PORTO

“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule. Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, esses piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu. Após este fato, um grupo maior, encabeçado por Luiz Antônio Lopes Fagundes – na época Secretário Municipal de Turismo de Piracicaba – que contava com Alceu, Adolpho, Colonnese, Roberto Antonio Cêra, Ermelindo Nardin e Luis Mattiazzo (Chefe de Gabinete da Prefeitura), apoiado pelo então Prefeito de Piracicaba, Adilson Benedito Maluf, resolveu criar o Salão de Humor de Piracicaba. Alceu e Cerinha convenceram Fagundes a usar uma verba de 10 mil cruzeiros – a princípio destinada ao Salão de Fotografia – para a organização do I Salão de Humor de Piracicaba.

Para tal, teriam que voltar ao Rio de Janeiro e convencer os editores do “O Pasquim” a participarem do empreendimento. Seguiram viagem com a convicção que iam conseguir o seu objetivo. Depois de muita estrada, conversas, confusões e garrafões de pinga, os jovens que desejavam criar, numa cidade do interior de São Paulo, um Salão de Humor Gráfico que mais caberia em uma cidade grande, conseguiram o apoio de Jaguar, Millôr Fernandes, Paulo Francis e Zélio Alves Pinto. A partir daí, teve início a grande amizade entre Piracicaba e os cartunistas mais festejados do Brasil e no ano de 1974 foi realizado o I Salão de Humor de Piracicaba, com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. Em pleno regime militar, com o receio de ter suas portas lacradas no primeiro dia, o Salão ultrapassou todas as expectativas iniciais. Ninguém imaginaria que a partir da terceira edição, o evento se tornaria internacional, transformando Piracicaba em uma espécie de capital do humor para a qual anualmente tem os olhos de artistas do mundo inteiro voltados para si.

Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior, entre eles: Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal. Considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor: um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.”

AMANHÃ EM PORTO, PORTUGAL…Abertura do XIX PortoCartoon (23/06), no Museu Nacional de Imprensa. Festa da Caricatura dias 24 e 25/06 na Estação S. Bento. http://www.cartoonvirtualmuseum.org

Categorias
Uncategorized

CARTILHA DO DIREITO AUTORAL DO CALAZANS ESTÁ NO FORNO

E deve sair quentinho em breve. A Editora Criativo vai editar e lançar o livro -com texto ampliado e atualizado- do que todo quadrinhista, cartunista ou ilustrador deve saber sobre Direito Autoral. Flavio Calazans é bacharel em direito e comunicação, professor doutor, chargista, fanzineiro e quadrinhista (criador do fanzine Barata de Santos, dos álbuns A Guerra dos Golfinhos, Sumidouro, A Guerra das Ideias, Absurdo, entre muitas outras) e membro da diretoria da AQC nos anos 80.

BIOGRAFIA

Flávio Calazans é Doutor pela ECA USP, publicou quadrinhos como tiras de jornal e em revistas como “Brazilian Heavy Metal” e na Editora Abril, e ábuns (Graphic Novels) como “Guerra das Ideias”, Guera dos Golfinhos”, “A Hora da Horta” e outros.

– Calazans foi Eleito Diretor Executivo da AQC, 1987 onde escreveu e publicou a “CARTILHA DE DIREITO AUTORAL DA AQC” , PRIMEIRO livro sobre Direito autoral específico dos Quadrinhos do BRASIL publicado e distribuído pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP), 1986 onde prestou CONSULTORIA de DIREITO AUTORAL.

-Fundador e Coordenador do Grupo de Trabalho “Humor e Quadrinhos” no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1995 a 2000, o PRIMEIRO grupo de pesquisa de quadrinhos oficial no Congresso de Comunicação INTERCOM.- Organizador do livro com pesquisas do GTHQ – Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor eQuadrinhos, 1997. (Coleção GTs INTERCOM, v. 7) (Organizador) ISBN 85-900400-1-1;

– Calazans também escreveu o livro “Histórias em Quadrinhos na Escola” – TERCEIRA edição, editora PAULUS São Paulo, ISBN 85-349-2140-7 . PRIMEIRO livro do Brasil sobre o uso de quadrinhos para ensino em escolas.

-Membro do Juri e Jurado na I BIENAL DE HQ DO RIO , Rio de Janeiro, 1991-

Calazans também escreveu o primeiro livro sobre subliminares em idioma português, adaptado de suas teses de mestrado e de doutorado na ECA USP, “Propaganda Subliminar Multimídia” em SÉTIMA edição ampliada pela Summus editorial.

Categorias
Uncategorized

TIRAS DO ESQUELETO

Alan Maroni Bayerl cria tirinhas do personagem “Esqueleto”. Não, não é o arqui-inimigo de He-man, mas Quadrinhos nacionais com muito humor. Página no facebook:

http://www.facebook.com/Esqueletotiras LANÇAMENTO DA MINI HQ

Esqueleto nos conta um pouquinho da história desse morador de rua.

Pra ler é só baixar no site:

http://www.alanmbayerl.com.br/hq-esqueleto

Categorias
Uncategorized

A VIAJANTE LEOPOLDINA DE ANGELO JUNIOR

Leopoldina só desejava ir para praia, curtir merecidos momentos de lazer, mas foi parar em um mundo desconhecido sem saber o porquê. A Viajante Leopoldina é a história de uma bela morena brasileira, de corpo sinuoso, quadris volumosos (padrão nacional!) e de muita personalidade, que, de repente, sem querer, acaba adentrando em alguma dimensão desconhecida, um mundo extraordinário. Nesta aventura, que dá início à série, o nobre leitor irá encontrar seres mitológicos, dinossauros, duendes, magos, ogros, tribos exóticas, sensualidade, paisagens incomuns e muito mais. A irresistível garota curvilínea enfrentará verdadeiros perigos e desafios na busca do caminho de volta para a sua casa, a nossa dimensão. Viaje com ela!

Formato: A4 210×297 Coloração: Preto e branco Acabamento: Brochura s/ orelha Tipo de papel: Offset 75g

https://clubedeautores.com.br/book/237240–A_VIAJANTE_LEOPOLDINA#.WV-eo9QrIrg

DIMENSÃO DO DELÍRIO 2

É uma série em quadrinhos, com personagens e temas diferentes, embora alguns possam se repetir, que sempre apresenta um personagem delirando em função de uma emoção extrema, que lhe causa um surto. Daí o delírio. Pode ser uma emoção positiva ou negativa, que vão levar o protagonista para mundos fantásticos. Imagens extraordinárias desfilam pelas mentes dos acometidos por esse fato extrassensorial… Boa leitura! Bom DELÍRIO!

Tamanho – A4. 50 páginas: 50. Valor impresso – 30,85. Valor e-book – 15,07

ASSOMBRADO

Assombrado é uma coletânea de histórias em quadrinhos de terror. Um terror voltado mais para o psicológico, para o lado mitológico, até histórico. Um terror para fazer o nobre leitor pensar, viajar nas possibilidades apresentadas. Homenageio o grande mestre Rodolfo Zalla, criador das emblemáticas revistas Calafrio e Mestres do Terror. Personalidade dos quadrinhos que tive a honra de conhecer pessoalmente. Reproduzo as cartas e desenhos que foram publicadas na seção destinada ao leitor das revistas, ao longo de tantos anos. Também faço uma especial referência ao grande entusiasta do tema, Renato Rosatti, fanzineiro juramentado, editor do Juvenatrix e Astaroth, e militante apaixonado do terror. Bom horror a todos!

Tamanho – A4. 50 páginas. Mesmos preços da outra revista. Para adquiri-las, acesse o link:

http://clubedeautores.com.br/books/search?utf8=✓&where=books&what=angelo&sort=&topic_id=

Categorias
Uncategorized

ADRIANA, A AGENTE LARANJA

Novidades do André Carim: “Eis que surge mais uma personagem… será uma vilã? Arqui-rival da Agente Laranja? Tudo o que sabemos é que ela não tem nome. Lembre-se: em Agosto o Especial da Agente Laranja, e você pode participar.” Envie sua HQ (solo ou em parceria com um personagem seu), ilustração ou pin-up da Loira para o e-mail:

andrecarim@outlook.com

MÚLTIPLO 8 DAS MULHERES!Uma edição recheada de talento e suavidade, típicos das mulheres quadrinhistas nacionais! Uma demonstração da força que elas têm. Uma edição super especial com 152 páginas de muita HQ, Ilustrações, Entrevistas e Depoimentos. Adquira o seu exemplar (ou toda a coleção de Zines).

On-line no Blog:

http://multiplozine.blogspot.com.br/2017/05/multiplo-8-junho-de-2017-edicao-das.html

On-line no Grupo Múltiplo e Fanzine Ilustrado:

http://www.facebook.com/groups/410201319362851/

Impresso Clube de Autores: href=”http://www.clubedeautores.com.br/backstage/my_books/235081″>http://www.clubedeautores.com.br/backstage/my_books/235081

“Quadrinhos nacionais, interatividade, muita HQ, entrevistas, artigos sobre Quadrinhos e muito mais… vem você também fazer parte deste mundo novo!!! Junho: Múltiplo das Mulheres – Entrevistas com Mariana Cagnin, Gabriela Franco, Thina Curtis, Fabi Menassi… muita HQ, mostrando a força da mulher brasileira no mundo da nona arte!!! Julho: Entrevista super especial com Emir Ribeiro e muitas HQs!!! Setembro: Entrevista participativa com Bira Dantas!!! E em novembro uma edição super especial em comemoração ao primeiro ano do Múltiplo… além de Fanzines Ilustrados especiais e autorais… vem logo, o que está esperando para fazer parte dessa família tão cheia de talento? Fanzines on-line e impressos, peça o seu já!!!”