Categorias
Uncategorized

OS CARTUNISTAS DA ESTEPE

Seção de humor de Quatro Rodas: Ziraldo, Jaguar, Fortuna, Ziraldo , Appe e Hamilton de Souza.
Arquivos Incríveis do Joao Antonio… 
“A revista Quatro Rodas foi uma lufada de vento na imprensa paulista, que era ruinzinha à beça na época. Trouxe para nós a grande reportagem, que eles a pretexto de falarem da indústria automobilística falavam do Brasil. Um pequeno passo para chegar na revista Realidade. Quando apareceu em 1960 Quatro Rodas, criaram uma uma seção de humor chamada Pisca-Pisca,que graças aos céus acabou logo , pois era muito ruim, reproduziam alguns manjados cartuns estrangeiros. Ali por volta de 1965 criaram uma seção chamada Estepe, esta sim  reunindo os novos cartunistas daquela época, como Ziraldo, Jaguar, Fortuna  e Claudius. A mesma turma que faria o moderno humor brasileiro d´O Pasquim. Também apareceu em  Estepe o Appe (O Cruzeiro), que na época já estava meio fora de moda; e Hamilton de Souza, que ilustrou muito a Realidade.”


Categorias
Uncategorized

EXPO DE CARTUNS “LATINO-AMERICA INDEPENDENTE”

Em virtude de alguns contratempos, nossa exposição Latino-America independente não pôde ser montada no Memorial no dia 20/abril. Por enquanto sua exibição será virtual, aqui no Blog e em nossa página no Facebook. Agradecemos aos 21 participantes pelo envio de obras tão importantes para a preservação da memória histórica de nosso continente, bem como das lutas por independência de nosso povo.

Recebemos trabalhos de 10 artistas de SP, 2 da Argentina, 2 do RJ, RS, 1 do ES, TO, CE e PA.   
As Guerras da independência caracterizam um processo político e militar que afetou todas as regiões situadas entre os vice-reinados da Nova Espanha e do Rio da Prata, que resultou no nascimento dos modernos estados independentes da América Latina.
Em 1808 Uruguai, Argentina e Paraguai unem-se numa Primeira Junta (a do Rio da Prata).
Em 1809 foi a vez do Alto Peru: Chuquisaca e a Junta de La Paz. As lutas se deram por dois anos no Peru, Equador, Venezuela e Colômbia.  Libertadores como Simon Bolívar, Jose Marti, José Rondeau, José Gaspar Rodríguez de Francia e Juan Pío de Montúfar enfrentaram os exércitos espanhóis e venceram.
A Venezuela ganha a guerra contra a Espanha em abril de 1810, um ano depois é assinada sua Declaração de Independência, mas as lutas seguem pela década de 1820 com a libertação de Guatemala, República Dominicana, México, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Guatemala, Honduras e El Salvador, estas no fim de 1839.
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil se tornou independente de Portugal sob a liderança de D. Pedro I.
Estas lutas representaram um movimento de afirmação da identidade política e cultural de todos estes povos. Uma luta contra o imperialismo hispano-português que dilapidou as riquezas deste povo, hermano por natureza e pela terra que pisamos.
Bienvenidos!
Alisson Affonso (RS) “Fidel” https://www.facebook.com/alisson.affonso
Baptistão (SP) “San Martin” https://www.facebook.com/eduardo.baptistao.3

Baraldi (SP) “Charge Latina 1, 2 e 3” https://marciobaraldi.com.br/

Bira Dantas (SP) “Descolonização, Simon Bolivar e Hugo Chavez”  https://www.facebook.com/biradantascartunista/
Carriero (SP) “Pepe Mujica” https://www.facebook.com/fabiano.carriero
Carvall (SP) “Simon Bolivar” https://www.facebook.com/fernando.carvall

Cesar Carrizo (AR) “San Martín e Manuel Belgrano, Almirante Guillermo Brown, BernardoO’Higgins (Chile), Diálogo entre Atahualpa e FernandoVII, José de San Martín, Martín Miguel de Guemes, Rey Fernando VII, mais 3 San Martín, Virrey Joaquín De La Pezuela, Evo Morales.” https://www.facebook.com/carrizocesar
Dóro (RS) “Chute nos fundilhos de Espanha e Portugal” https://www.facebook.com/leandro.malosidoro
Eder Santos (SP) “De quem é esse jegue #FakeNews” https://www.facebook.com/eder.santos.731
Geuvar (TO) #LulaLivre https://www.facebook.com/geuvaroliveira.cartum/

Guabiras (CE) “Bem-vindo a 2018, Trump o impertinente” https://www.facebook.com/guabiras.cartunista
J.Bosco (PA) “Simon Bolivar” https://www.facebook.com/JBosco.cartuns
Julian Fagotti (SP) “Homem branco no cavalo” https://www.facebook.com/profile.php?id=100000551761171
Marcelo Bicalho (ES) “Tambor-america-latina” https://www.facebook.com/marcelo.bicalho.315

Marcio Marchini (SP) “Hugo Chavez e Mercedes Sosa” https://www.facebook.com/marcio.marchini

Natalia Forcat (SP) “Vira Março, Abril, Lobo-Cuba” http://natcartoons.daportfolio.com/

Paulo Capilé (SP) “D. Pedro I” https://www.facebook.com/pauloroberto.delima.58
Rice Araujo (SP) “Mercedes Sosa” https://www.facebook.com/pauloroberto.delima.58

Igrés (SP) “Pepe Mujica e Papa Francisco” https://www.facebook.com/profile.php?id=100011019194883
Sergio Más (ARG) “Império ameaça América Latina” https://www.facebook.com/sergio.mas.98

Shimamoto (RJ) “Guerras do Paraguai” http://www.julioshimamoto.com.br/
Thais Linhares (RJ) “Dom Pedro I e Dona Leopoldina”  https://www.facebook.com/ThaisQLinhares
Categorias
Uncategorized

QUADRINHO VIVO DE JÔ FEVEREIRO

ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOAO ANTONIO
– Este novo post contém informações preciosas sobre a Alternativa, com um depoimento super especial de um dos participantes do projeto: Jô Fevereiro. Veja no final .
A  Editora Alternativa publicou coisas bem interessantes. Lembro do livro Parque Industrial, da Pagu, que lançou numa ótima segunda edição, em fac-simile. O curioso é que este importante livro do modernismo tinha ficado fora das livrarias, desde  a primeira edição. Ela também publicou um dos números da revista de literatura de vanguarda, Corpo Extranho, editada por Régis Bonvicino e Paulo Leminsk. Alem de publicar posteres a editora também aventurou-se pelos quadrinhos. Conheço três exemplos:QUADRINHO VIVO, HABRA QUADRABRA e COLEÇÃO ALTERNATIVA DE CARTUNS E QUADRINHOS
Vou abordar aqui a revista QUADRINHO VIVO, que era -no fundo- um gibi no estilo underground.
Publicou-se em maio de 1980. Muito bem editado e publicado num ótimo papel, paradoxalmente bem profissional. Uma revista que poderia ser colocada nas bancas ao lado das melhores revistas das grandes editoras da época.
A equipe que produziu esta preciosidade foi JOSMAR (que depois mudou seu nome para Jô Fevereiro), CLAUDIO ROCHA (que depois iria criar a revista de tipologia e arte Tupigrafia), e Fábio Mestriner. Resta saber se  a mesma equipe que fazia os gibis eram os editores da Alternativa.   
Em seu blog, JÔ FEVEREIRO expõe todo seu talento, e lá pelas tantas ele aborda sua passagem pela revista  QUADRINHO VIVO.   
Anotem o endereço e leiam  o depoimento:
http://jofevereiro.blogspot.com/search?updated-max=2010-05-16T06%3A13%3A00-07%3A00&max-results=7    
“Olá, Joao Buhrer…
Louvo a sua iniciativa de divulgação do nosso trabalho após tantos anos de publicado.
Vou esclarecer as dúvidas que levantou: Eu, o Claudio e o Fabio formávamos um grupo independente da editora, à qual apenas pertencia o Claudio Rocha, que era um dos sócios.
Toda a edição das nossas revistas era feita apenas pelos três, coletivamente. Nessa época o Claudio era recém formado em editoração pela USP, onde foi aluno da Sonia Luyten. Eu era diretor de arte e sócio de uma pequena agência de publicidade e o Fabio fazia tiras para vários jornais do país todo e tinha ministrado um curso de roteirização de quadrinhos na Associação dos Artistas Gráficos, onde fazia parte da diretoria. Nos conhecemos os três nesse curso, tendo eu e o Claudio sido alunos do Fabio. A editora Alternativa assumiu nossas revistas “pro forma”, apenas para evitar problemas fiscais e facilitar a colocação nas bancas. Se precisar de mais alguma informação, disponha!”
Categorias
Uncategorized

HOMENAGEM AO ANIMADOR E ILUSTRADOR FLAVIO DEL CARLO


ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOAO ANTONIO
“Flavio Del Carlo, homenagens ao artista gráfico que morreu em 2013. 
Estes ais parece que nem estão conectados na internet, demoramos mais de 30 dias pra descobrir que Flavio faleceu. O atraso não se justifica, mas nos penitenciamos tentando -pelo menos- descobrir em nossos arquivos coisas e loisas produzidas por este  artista. O importante blog de Dagomir Marquezi  sugere um site pra que se poste, como se fosse um memorial vivo deste animador brasileiro. Ótima idéia que espero vingue. Precisamos fazer um balanço da carreira deste artista que se foi tão cedo, aos 57 anos. Aqui um livrinho de poesias da fase da Poesia Marginal paulistana, do Touché, ilustrado naturalmente por ele.”
Categorias
Uncategorized

MODEL SHEET D’A TURMA DO PERERE DO ZIRALDO

ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOAO ANTONIO
“Gibizinho artesanal, de autoria de Ziraldo, feito para instruir a equipe da Abril que iria redesenhar as historinhas da turma, nos anos 1970. Quem me deu uma cópia em Xerox desta raridade foi um dos desenhistas que estava neste grupo. Ele se chama Jorge de Oliveira, que suponho estar vivo, e é um dos grandes artistas do Ex-libris no Brasil.”
(*) Se dá o nome de “model sheet” para as folhas de desenhos que demonstram as proporções dos personagens que serão desenhados por um estúdio de HQ ou Animação. 

Categorias
Uncategorized

ANGELI E AS CAPAS DE DISCOS E FITAS CASSETES

ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOAO ANTONIO
“O cartunista Angeli ilustrou pelo menos 3 capas de  LPs e uma fita cassete da Basf, que contava a história do Rock. Veja aqui a capa e contracapa desta caixinha, com uma fita cassete e um folheto com textos( de outro sujeito) e ilustrações do cartunista. Vejam também  a capa do lp Neo Rock (1984), em plena New Wave, com um texto de Ruy Castro na contra-capa. talvez dos poucos textos que ele tenha escrito sobre rock ou música pop. Ou estou enganado? Verão também um LP single, do anarquista  Lord K, que  transformou em música as histórias em quadrinhos de Angeli, com direito a muita mulher pelada em suas performances quando mostrava ao vivo o disco. Isto aconteceu  nos anos 1980. Uma das músicas deste disco inclusive era proibida de tocar no rádio. Finalmente a contra-capa que Angeli fez para o primeiro LP do Paulinho Boca de Cantor, em 1979.”

Categorias
Uncategorized

PATRICIO BISSO, O QUADRINHISTA

ARQUIVOS INCRÍVEIS DO JOAO ANTONIO:
“Depois de tantos anos sem ter noticias de Patricio Bisso, eis que o mágico facebook nos revela que ele voltou pra Argentina. De lá manda noticias em drops, via este fascinante meio de comunicação.
Meus arquivos incríveis nunca esqueceram-se de suas performances como também de sua obra gráfica, produzida para jornais e revistas. Começo a revisitá-lo através desta HQ feita para a revista Status, em 1978. Depois uma resenha de Rosane Pavan para um dos espetáculos teatrais que montou aqui no Brasil. Também estou em campanha, para repatriar o artista. Alguém podia lançar a campanha: Volta Patricio!. Quanto a esta hq,, bem o Patricio  via Facebook manifestou não gostar muito desta sua fase, eu porem acho-a muito boa. Finamente verão aqui uma página de Manchete, de 05-07-1980.”