Categorias
Troféu Angelo Agostini

A “dinâmica” da seleção de indicados

O Troféu Angelo Agostini tem como principal “filosofia” o fato de ser totalmente democrático. Ou seja, mesmo tendo uma lista de indicados em cada categoria, todos são livres para colocar uma opção que não esteja presente (desde que, naturalmente, seja pertinente à categoria). Com isso em mente, e tendo a intenção de apresentar uma variedade cada vez maior de nomes entre os indicados, fizemos algumas melhorias no sistema de seleção de indicados que, por motivos de transparência, vamos apresentar abaixo.

Categorias de melhor lançamento, melhor lançamento independente e melhor lançamento infantil:

A partir da lista de quadrinhos nacionais de 2023 (formatada a partir das indicações dos próprios autores e da comissão de mapeamento), os títulos são separados nestas três categorias e os indicados são escolhidos pela comissão de seleção (que, este ano, foi formada por Antonio Carlos Rodrigues da Silva, Denilson Rosa dos Reis, Edgar Silveira Franco, Germana Viana, Gian Danton, Guilherme Smee, Lucio Luiz, Márcio dos Santos Rodrigues, Marcos Venceslau, Mhorgana Alessandra, Regi Munhoz, Rodrigo Ortiz Vinholo, Sandro Merg Vaz, Suze Elias, Thina Curtis e Walter J. Martins Jr. – sendo que ninguém poderia escolher obras com as quais estivesse envolvido). A HQ que estiver em uma dessas categorias não pode estar simultanemanete em outra.

Os critérios para que uma obra se enquadre em cada uma dessas categorias são os seguintes:
Lançamento – Todos quadrinhos de autores brasileiros lançados por editora em 2023 em primeiro volume, primeira edição ou edição única (excetuando os títulos voltados ao público infantil).
Lançamento independente – Todos quadrinhos de autores brasileiros lançados de forma independente em 2023 em primeiro volume, primeira edição ou edição única (excetuando os títulos voltados ao público infantil).
Lançamento infantil – Todos quadrinhos de autores brasileiros voltados ao público infantil lançados por editora ou de forma independente em 2023 em primeiro volume, primeira edição ou edição única.

Categorias de melhor roteirista, melhor desenhista e melhor colorista:

A partir da lista de quadrinhos nacionais de 2023 (formatada a partir das indicações dos próprios autores e da comissão de mapeamento), os indicados são escolhidos pela comissão de seleção. Importante registrar que, diferente das categorias de lançamento, nesta não há a obrigação de que uma obra esteja em primeiro volume ou primeira edição, precisando apenas ser inédita.

Considerando que uma mesma pessoa pode ser, ao mesmo tempo, roteirista, desenhista e colorista de uma HQ e que a intenção é que a lista de indicados tenha a maior variedade possível de pessoas, foi estabelecido um novo critério que restringe que alguém que esteja na lista de indicados de uma dessas categorias também seja adicionado na lista de indicados de outra. Lembrando que, como existe a opção “Outros”, a pessoa continua podendo ser votada e até, se for o caso, vencer em mais de uma categoria.

Obs.: Arte-finalistas são indicados na categoria de melhor desenhista.

Categoria de melhor cartunista, chargista ou caricaturista:

A comissão de seleção define os indicados dessa categoria considerando todos os profissionais de humor gráfico do país que tenham tido uma produção regular (impressa ou on-line) de cartuns, charges e/ou caricaturas no decorrer de 2023. A única restrição, seguindo o mesmo princípio apresentado no tópico anterior, é que se alguém já tiver sido indicado nas categorias de melhor roteirista, desenhista ou colorista, não poderá estar na lista de indicados desta categoria (reforçando que isso não impede da pessoa ser votada na opção “Outros”).

Categoria de melhor web quadrinho:

A comissão de seleção define os indicados dessa categoria considerando todas as publicações de webcomics, webtoons, quadrinhos digitais e afins que tenham sido lançadas ou tido uma produção inédita regular em 2023.

Categoria “Prêmio Jayme Cortez”:

A comissão de seleção define os indicados desta categoria considerando pessoas ou instituições que tenham dado apoio ao quadrinho nacional em 2023.

Categorai de melhor fanzine:

Diferente das categorias anteriores, os fanzines devem ser inscritos (gratuitamente), com o envio de um PDF ou link para acesso a seu conteúdo. A seleção de indicados é feita por uma comissão especializada (este ano, formada por Gazy Andraus, Bira Dantas, Marcos Venceslau, Gian Danton e Ícaro Lênin Maia Malveira).

Categoria de Mestres do Quadrinho Nacional:

Por fim, os quatro nomes selecionados como Mestres do Quadrinho Nacional são definidos pela comissão organizadora do Troféu Angelo Agostini que, este ano, é formada por Adriano Ferrera, Alex Ponciano, Gazy Andraus, Guilherme Smee, Guto Camargo, Lucio Luiz, Márcio Rodrigues, Manassés Filho, Marcos Venceslau, Mhorgana Alessandra, Natania Nogueira e Suze Elias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *